Adriana Duarte - Sentimentos Vivos

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

LIÇÃO DE FELICIDADE

 LIÇÃO DE FELICIDADE


Foi um dia desses. Eram dois irmãos vindos da favela. Um deles deveria ter cinco anos e o outro dez. Pés descalços, braços nus. Batiam de porta em porta, pedindo comida. Estavam famintos.

Mas as portas não se abriam. A indiferença lhes atirava ao rosto expressões rudes, em que palavras como moleque, trabalho e filhos de ninguém se misturavam.

Finalmente, em uma casa singela, uma senhora atenta lhes disse: "vou ver se tenho alguma coisa para lhes dar. Coitadinhos."

E voltou com uma latinha de leite. Que alegria!

Os garotos se sentaram na calçada. O menor disse para o irmão: "você é mais velho, tome primeiro..."

Estendeu a lata e ficou olhando-o, com a boca semi-aberta, mexendo a ponta da língua, parecendo sentir o gosto do líquido entre seus dentes brancos.

O menino de dez anos levou a lata à boca, no gesto de beber. Mas, apertou fortemente os lábios para que nenhuma gota do leite penetrasse. Depois, devolveu a latinha ao irmãozinho: "agora é a sua vez. Só um pouco", recomendou.

O pequeno deu um grande gole e exclamou: "como está gostoso."

Agora eu, disse o mais velho. Tornou a levar a latinha, já meio vazia, à boca e repetiu o gesto de beber, sem beber nada.

"Agora você". "Agora eu". "Agora você".

Depois de quatro ou cinco goles, talvez seis, o menorzinho, de cabelo encaracolado, barrigudinho, esgotou o leite todo. Sozinho.

Foi nesse momento que o mais extraordinário aconteceu. O mais velho começou a cantar e a jogar futebol com a latinha. Estava radiante, todo felicidade. De estômago vazio. De coração transbordando de alegria.

Pulava com a naturalidade de quem está habituado a fazer coisas grandiosas sem dar importância.

Observando aqueles dois irmãos e o "agora você", "agora eu", meus olhos se encheram de lágrimas.

Que lição de felicidade. Que demonstração de altruísmo. O maior, em verdade, demonstrou, pelo seu gesto que é sempre mais feliz aquele que dá do que aquele que recebe.

Este é o segredo do amor. Sacrificar-se a criatura com tal naturalidade, de forma tão discreta, que o amado nem possa agradecer pelo que está recebendo.

Enquanto os dois irmãos desciam a rua, cantarolando, abraçados, em minha mente vários ensinos de Jesus foram sendo recordados.

"Fazer ao outro o que gostaria que lhe fosse feito." "O óbulo da viúva."

"Amai-vos uns aos outros..."



Coloca, nas janelas da tua alma, o amor, a bondade, a compaixão, a ternura para que alcances a felicidade.

Amando, ampliarás o círculo dos teus afetos e serás, para os teus amigos, uma bênção.

Faze o bem, sempre que possas. E se a ocasião não aparecer, cria a oportunidade de servir. Deste modo, a felicidade estará esperando por ti.


Fonte de pesquisa: http://www.mensagensangels.com.br/licao_de_felicidade.htm
Imagens: Cópias do Google

7 comentários:

  1. DRI MUITO OBRIGADA,POR SUA MENSAGEM LINDA NOITE PARA VOCÊ TAMBEM MUITO OBRIGADA.
    DEUS ABENÇOE SEUS DESEJOS.
    FIQUE BEM,BEIJOCAS.
    AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
    MUITOOOOOOOOOOOOOOOO
    OBRIGADAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana,
    estou aqui para agradecer a visita em meu cantinho e pela linda mensagem. Adorei seu blog e sempre passarei aqui para ler um pouquinho sempre que puder.
    Obrigada e boa semana para você também.

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA PELA VISITINHA CARINHOSA, PRINCESA! SEUS TEXTOS ME FAZEM MUITO BEM! TO TE ESPERANDO NO SORTEIO, OK? TENHA UM RESTO DE SEMANA ABENÇOADO, AMIGA!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Adriana...
    Realmente me emocionei ao ler o texto e me lembrei de meus amigos da favela...éramos muito felizes...
    Saio deixando uma mensagem de Aristóteles:
    Devemos nos comportar com os nossos amigos do mesmo modo que gostaríamos que eles se comportassem conosco.
    Tenha dias felizes e abençoado.
    Bjokas...da Bia!!!
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amiga, meu dia ficou maravilhoso depois que li a mensagem carinhosa no meu blog .

    Obrigada mesmo pela mensagem e pela tua amizade que é muito importante p/ mim.

    Bjssssssss e muita paz.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Adriana :)
    Que linda e emocionante história.
    Uma lição de vida.
    Amor puro e sincero de um irmão pelo outro.
    Coisa rara de se encontrar hoje em dia.
    Bjs!

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE. ABRAÇOS ADIANA DUARTE.