Adriana Duarte - Sentimentos Vivos

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NÃO SEI QUANTAS ALMAS TENHO

Não Sei Quantas Almas Tenho (Fernando Pessoa)

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não atem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que sogue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: “Fui eu?”
Deus sabe, porque o escreveu.


Foto: Cópia do Google

Um comentário:

  1. Oi Adriana :)
    Esse poema marcou minha vida de estudante!
    Professores de português e filosofia,vez ou outra, pediam trabalhos acerca dessa obra.Eu adorava analisar e estudar cada estrofe de 'Não sei quantas almas tenho'.
    Fernando Pessoa e sua grandiosidade...ele é simplesmente fascinante.
    Parabéns pela escolha.

    *Desde já 'Feliz dia dos Professores'.*

    Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
    (Augusto Cury)

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE. ABRAÇOS ADIANA DUARTE.